Fenomenologia, ciências humanas e educação
O presente projeto de pesquisa concentra-se, primeiramente, em torno da especificidade da atitude fenomenológica, bem como da metodologia adotada pela fenomenologia de Edmund Husserl no começo do século XX. Tal atitude consiste em uma atitude reflexiva e analítica, a partir da qual se busca fundamentalmente elucidar, determinar e distinguir o sentido íntimo das coisas, a coisa em sua doação originária , tal como se mostra na e para a consciência. Já o método fenomenológico é, por sua vez, um método de evidenciação dos fenômenos, cuja estratégia consiste no exercício da suspensão de juízo em relação à posição de existência das coisas, viabilizando a recuperação das mesmas em sua pura significação. Contrastando a atitude fenomenológica com o que Husserl chamou de atitude natural (atitude na qual se encontra mergulhada a consciência das ciências positivas), o presente projeto abordará, em seguida, a crítica da fenomenologia à perspectiva positivista nas Ciências Humanas. Por fim, o projeto contrastará a visão positivista no campo da Educação com o que poderíamos chamar de uma abordagem fenomenológica do fenômeno educacional. Se a visão positivista restringe-nos a generalização de leis a partir da descrição da regularidade dos fatos observados, a abordagem fenomenológica convida-nos para uma investigação das significações para as quais tais fatos nos remetem.