rolex replicabest fake rolex replica rolexdeneme bonusu veren siteler
Home » Projetos » A tragédia como forma: entre a teoria e o drama
 

A tragédia como forma: entre a teoria e o drama

Intimamente relacionado ao meu projeto de pesquisa anterior, intitulado O trágico como princípio de contradição: a semântica do amor, da guerra e da harmonia na aurora do pensamento grego, este projeto de pesquisa apresenta-se como seu desdobramento necessário e mais imediato, uma vez que se dedica a avaliar e considerar a expressão do trágico na sua forma mais clássica e propriamente dramática: a tragédia.

A tragédia como forma dramática da antiga poesia grega, seu aparecimento visual e cênico sob a forma original do théatron, é filha desses mesmos tempo e  ideário e revela não só participar desse mesmo códice e regimento de linguagem como ser, possivelmente, a sua forma mais eloquente e maturada. O presente projeto visa a verificar nos textos poéticos da tragédia ática a presença desse elemento de contradição do qual a tragédia seria a expressão máxima. Com isto, a análise das tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípides constituem o material que complementa o conjunto de textos que cobrem o período trágico que ambos os projetos abrangem.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PFI) integra o Instituto de Ciência Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense e oferece mestrado acadêmico na área de filosofia. O programa congrega dezoito docentes, entre membros permanentes e colaboradores, distribuídos em duas linhas de pesquisa: "Estética e filosofia da arte" e "História da filosofia". Os processos seletivos de ingresso ao mestrado têm lugar anualmente entre o primeiro e o segundo semestres letivos. Pós-Graduação em Filosofia
Campus Gragoatá
R. Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n.
Bloco O . sala O-328 . São Domingos
CEP: 24210-201 . Niteroi/RJ . Brasil
 
Tel: 26292863
E-mail: posfiluff@gmail.com