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Da seleção de aspectos relevantes: um estudo sobre a compreensibilidade do significado não codificado

A pesquisa proposta tem por objetivo fazer elucidações acerca do papel do conceito de relevância no escopo de um estudo semântico sobre a dependência contextual. De modo mais específico, podemos dizer que nos interessa lançar alguma luz sobre os fatores envolvidos na compreensibilidade do proferimento de uma inovação semântica (enquanto articulação não codificada de signos) no interior de um determinado contexto. Nosso recorte será o da exploração do embate entre duas importantes obras contemporâneas que tratam da relação entre relevância e contexto, a saber, Studies in the ways of words, de Paul Grice, e Relevance, Communication and Cognition, de Deirdre Wilson e Dan Sperber. Se Grice sustenta, por um lado, uma concepção de que contextos são tacitamente compartilhados e uma compreensão da relevância como máxima conversacional, Wilson e Sperber, por outro lado, trabalham com a concepção de que um contexto é um conjunto de premissas acionadas ad hoc para a interpretação de um proferimento (não sendo, pois, necessariamente tácitos) e com a ideia de que relevância é a estrutura fundamental no processamento humano de informação em geral. Ou seja, para estes últimos, a relevância de modo algum pode ser restringida ao posto de categoria pragmática (por oposição à semântica). Assumimos como questão norteadora de nosso exame a seguinte questão: em que medida a Teoria da Relevância, de Wilson e Sperber nos permite abordar mais satisfatoriamente a comunicabilidade de inovações semânticas do que o modelo proposto por Grice?

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PFI) integra o Instituto de Ciência Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense e oferece mestrado acadêmico na área de filosofia. O programa congrega dezoito docentes, entre membros permanentes e colaboradores, distribuídos em duas linhas de pesquisa: "Estética e filosofia da arte" e "História da filosofia". Os processos seletivos de ingresso ao mestrado têm lugar anualmente entre o primeiro e o segundo semestres letivos. Pós-Graduação em Filosofia
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