Laboratório Aporia debate: Filosofia e Escravidão
A escravidão foi ao longo dos séculos um dos alvos da reflexão filosófica. Seja para condená-la ou para defendê-la, homens e mulheres de saber direcionaram seu pensamento ao problema da submissão forçada de uma pessoa a outrem. Para compreender o fenômeno do escravagismo antigo ou moderno, é preciso que estejamos dispostos a considerar também como a escravidão e a filosofia se relacionaram ao longo da história. Em um país com profundo legado escravista, uma filosofia potente e emancipadora deve enfrentar o problema da escravidão de frente.
É com esse espírito que o Laboratório Aporia, grupo de pesquisa ligado ao programa de pós-graduação da UFF, se propõe a realizar o presente evento. “Laboratório Aporia debate: Filosofia e Escravidão”. Com essa ação o Aporia também faz a estreia de sua mais nova linha de pesquisa: “A recepção crítica de temas antigos na história da filosofia”.
Trata-se de um evento com múltiplas frentes, no qual se desenrola toda uma rede conceitual a partir do problema da escravidão. Sendo assim, os trabalhos discutem também os demais conceitos dessa rede, como liberdade, autonomia, servidão, emancipação, alienação, subordinação etc. Como não poderia deixar de ser, várias das abordagens são profundamente interdisciplinares, cruzando as fronteiras da filosofia, história, educação, artes, política, estudos de gênero, estudos negros, política, economia etc.
O evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro de 2023, de segunda a quarta, na UFF, campus Gragoatá, em Niterói. As atividades ocorrerão pela manhã e pela tarde em todos os dias. A inscrição é gratuita e necessária para garantir o direito ao certificado de participação. É recomendável que ela seja feita antecipadamente, através deste site. Porém, é também possível realizá-la durante o evento.
Contamos com sua presença!
Programação completa
Divulgação