A arte da crítica: por uma estética aplicada ao teatro
Este projeto tem quatro objetivos relativamente autônomos, mas interligados: (1) propiciar o estudo sistemático das principais referências teóricas no campo da crítica filosófica de peças teatrais, dentre os quais destacam-se G. W. F. Hegel, G. Lukács, W. Benjamin, T. Adorno, Peter Szondi e Jean-Pierre Sarrazac; (2) “aplicar” os frutos dessas leituras na produção de uma série de críticas teatrais/ensaios de peças apresentadas na temporada regular do Rio de Janeiro e em uma série de festivais de teatro Brasil afora, dentre os quais encontram-se a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MIT-SP), o Festival de Curitiba e o Mirada (Santos), dentre outros; (3) desdobrar essa vertente mais teórica da pesquisa na criação de dramaturgias originais, a serem encenadas nos palcos do Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil; (4) publicar os frutos da pesquisa nos veículos adequados – os ensaios de “estética pura”, em revistas acadêmicas abertas ao diálogo entre a filosofia e o teatro, como a Viso e a Sala Preta; as críticas teatrais, ou ensaios de “estética aplicada”, nos veículos de maior circulação no meio teatral, como a Revista Questão de Crítica, o site Agora Crítica Teatral e o jornal O Globo; as dramaturgias originais, no formato de livros contendo os textos das peças produzidas, fotos da montagem e ensaios teóricos de crítica genética.