Programas especiais
Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF coordenam ou estão envolvidos em diversos intercâmbios e programas institucionais de pesquisa em nível nacional e internacional. Confira abaixo.
CAPES/PROCAD
Sob a coordenação local do Professor Dr. Pedro Süssekind Viveiros de Castro, foi firmado em 2014 o acordo do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) com duas universidades de outros estados, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na área de Estética e Filosofia da Arte. O coordenador geral do projeto é o Prof. Dr. Marco Aurélio Werle, da USP. Solicitado pelo edital n. 71/2013, o projeto, que tem duração prevista de quatro anos, foi aprovado em outubro de 2014 e está vigente desde então.
O PROCAD intenta o fortalecimento de programas de pós-graduação emergentes por meio de intercâmbio com programas consolidados. Os recursos são empregados para a implementação de bolsas de iniciação científica e para a realização de atividades acadêmicas nas universidades participantes, tais como missões de pesquisa docente, missões de estudo discente, estágios pós-doutorais e eventos.
CAPES/COFECUB
Sob a coordenação do Professor Dr. Celso Azar, foi firmado em 2013 o Acordo CAPES-COFECUB (PPGF/UFRJ, UFF, UFRRJ, ENS Lyon, U. de Lyon, U. de Paris I) entre o Laboratório de Estudos Renascentistas (LERen) e o Centre d’Etudes en Rhétorique, Philosophie et Histoire des Idées (CERPHI) com o tema “Arte, ciências e filosofia no Renascimento”. O convênio prevê a realização de atividades acadêmicas nas universidades participantes, tais como estágios pós-doutorais, missões de estudo e pesquisa e eventos.
Pós-doutorado CAPES/PNPD
O programa conta com uma bolsa de pós-doutorado CAPES/PNPD. O bolsista atual é o Prof. William Mattioli, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com dois semestres de doutorado sanduíche junto à Technische Universität Berlin (Alemanha). O projeto de pesquisa desenvolvido é “Nietzsche, o inconsciente e o transcendental”, sob a supervisão da profa. Tereza Calomeni.